Skip to main content

Absentismo Laboral nas Empresas

DATA: 08/10/2025  |  LOCAL: Lisboa  |  DURAÇÃO: 06 Horas

As empresas internacionais exigem cada vez mais que os seus gestores sejam responsáveis por trabalhadores que trabalham para além das fronteiras nacionais. Os gestores podem dar por si a gerir uma equipa de indivíduos que trabalham em vários países. Os princípios fundamentais, como a rescisão por vontade própria, não se traduzem globalmente e, para que um gestor possa gerir eficazmente, deve adquirir um conjunto de conhecimentos e uma perspetiva de gestão alargada.

450,00 

Descrição

  • Técnicos de recursos humanos
  • Técnicos de payroll
  • Técnicos de recrutamento
  • Juristas
  • Advogados e Advogados-estagiários

Dotar os participantes de conhecimentos sobre Direito do trabalho, em especial os diferentes e complexos quadros sobre o absentismo laboral, nos setores público e privado.

  1. Tempo de trabalho e tempo de não trabalho: Noções introdutórias
  2. As faltas, as dispensas e as licenças: O que é e o que está em causa?
  3. O absentismo justificado e injustificado: Consequências?
  4. Práticas empresariais de prevenção e combate ao absentismo injustificado

Tiago Sequeira Mousinho

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito, Universidade de Lisboa. Mestre em Direito e Ciência Jurídica, especialidade em Direito Laboral, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Advogado na DCM | Littler. Investigador no Legal Place. Membro Associado Efetivo na APODIT – Associação Portuguesa de Direito do Trabalho. Autor de diversos artigos na área de Direito do Trabalho e Direito Intelectual em Portugal, Espanha e Suíça. Ministra formações profissionais para empresas em áreas de Direito do Trabalho, Compliance organizacional, Proteção de Dados e Proteção de Informações Comercialmente Sensíveis. Orador Convidado em diversas conferências em Direito do Trabalho e Direito do Desporto, Compliance e Whistleblowing em Portugal e no Brasil.

Seleccione um ponto de entrega