Descrição
Líderes de equipa, gestores, supervisores e profissionais que estejam a iniciar o percurso de liderança ou que o pretendam vir a exercer além dos desejam aprimorar as suas habilidades de liderança e gestão de pessoas em contextos de alta pressão e mudanças constantes.
Desenvolver habilidades de liderança centradas na Inteligência Emocional, autogestão e motivação, promovendo uma comunicação eficaz, gestão de conflitos e capacidade de conduzir e adaptar-se a crises e mudanças organizacionais. Preparar líderes para compreenderem e motivarem melhor suas equipas, criando um ambiente colaborativo e produtivo.
- Compreender e aplicar os princípios da Inteligência Emocional para liderar com empatia e eficácia, incluindo técnicas de autogestão emocional para o equilíbrio e a tomada de decisões conscientes.
- Aprender técnicas de comunicação eficaz que favoreçam a clareza, motivação e compromisso das equipas.
- Desenvolver estratégias de gestão de conflitos para resolver impasses de forma colaborativa e construtiva.
- Capacitar-se para liderar em tempos de crise e mudanças, promovendo um ambiente de resiliência e adaptabilidade.
- Motivar e comprometer as equipas para criar um ambiente de trabalho produtivo e inspirador, incentivando o desenvolvimento profissional e pessoal de cada membro.
- Aplicar práticas de autoliderança e liderança ágil para responder rapidamente a mudanças e reorganizações, fortalecendo a capacidade de adaptação e a motivação interna e externa.
- Liderança e Autoliderança
- Gestão
- Tipos de liderança e competências de um líder
- Importância da autogestão e da responsabilidade pessoal
- Inteligência Emocional na Liderança
- Autoconhecimento, autogestão emocional
- Inteligência emocional e as pessoas que lideram
- Motivação de Pessoas: Técnicas e estratégias para motivar e cativar a equipa, criando um ambiente de trabalho produtivo
- Comunicação Eficaz na Liderança
- Técnicas de comunicação
- Estilos de Liderança
- Estratégias de comunicação verbal e não verbal
- Comunicação em situações de crise e conflito: Como gerir crises e conflitos de forma construtiva
- Conflitos
- Tipos, Técnicas e Abordagens:
- Identificação e resolução de conflitos de maneira colaborativa e orientada para resultados
Vanda Santos
Gestão no IPS, Contabilidade e Administração no ISCAL, Especialização em Recursos Humanos no CRIAP, Mestrado Executivo em Liderança na Nova SBE. Certificações em Coaching, Programação Neuro Linguística, Psicologia, Perfil Comportamental, Design Thinking, HR Agile e diversas ferramentas práticas de Learning & Development em termos Organizacionais e em Self Development. Experiência corporativa em PMEs e Multinacionais. Atualmente Chief People Officer, Marketing, Operations & Board Advisor na biosurfit. Exerce funções de Business & People Mentor, Formadora e Oradora nas áreas de Liderança, L&D e Gestão de Carreira em diversas entidades de educação, públicas e privadas. Faz parte do grupo de Mentores da NovaSBE no programa VoiceLeadership dedicado a PME’s e tem um projeto dedicado à Liderança e AutoLiderança, o Vanda Santos ComPaixão.