Skip to main content

Diagnóstico Laboral da Empresa

150,00 

Esta ação formativa tem como finalidade dotar os participantes de uma visão prática e atual sobre o enquadramento jurídico-laboral, permitindo detetar eventuais situações de desconformidade e identificar oportunidades de melhoria nas práticas de gestão laboral.

Num contexto de constante mudança legislativa, torna-se essencial que as organizações estejam preparadas para mitigar riscos legais e assegurar o cumprimento da legislação em vigor.

Esta formação contribui para reforçar a capacidade dos profissionais de recursos humanos na análise crítica das práticas existentes e na implementação de soluções mais eficazes e ajustadas à realidade da empresa.

Descrição

ENQUADRAMENTO/ FUNDAMENTAÇÃO

O Direito do Trabalho apresenta constantes alterações. Trata-se de uma evolução permanente que expõe as organizações ao risco de desatualização e incumprimento, com penosas consequências ao nível contraordenacional, impossibilidade de acesso a apoios públicos ou formação de créditos laborais. É fundamental que as organizações se preparem para gerir a instabilidade do quadro jurídico, facilitando aos colaboradores que atuem na área de recursos humanos o acesso a formações periódicas de diagnóstico do compliance das práticas já implementadas e de implementação de novas práticas mais adequadas às respetivas realidades.

OBJETIVO GERAL

Dotar os participantes de conhecimentos e competências, sobre vários temas do Direito do Trabalho, no sentido de permitir a identificação de riscos de incumprimento (sublinhando as consequências do incumprimento), mas também oportunidades de implementação de novas práticas que melhorem o funcionamento das organizações, aproveitando mecanismos legais que se adequem às respetivas realidades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final da ação de formação os participantes estão aptos para:

  • Compreender a necessidade de observar as regras vigentes em matéria de Direito do Trabalho e as consequências do seu não cumprimento
  • Compreender a noção de instrumento de regulamentação coletiva e a forma de determinar se a respetiva organização integra ou não o âmbito subjetivo de algum instrumento de regulamentação coletiva
  • Compreender a importância e as condições de vigência do regulamento interno
  • Ter uma noção clara do instituto da prescrição enquanto forma de extinção do crédito laboral
  • Compreender a importância da remissão abdicativa no contexto da cessação do contrato de trabalho e as condicionantes que lhe são aplicáveis
  • Utilizar a contratação a termo (e outras formas de constituição de vínculos precários) em consonância com as exigências legais
  • Compreender as alterações recentes quanto ao enquadramento jurídico dos prestadores de serviços
  • Conhecer as novas regras em matéria de compensação pela cessação do contrato de trabalho, dever de informação a cargo do empregador, período experimental e trabalho suplementar
  • Compreender a existência de restrições em matéria de pluriemprego
  • Compreender o contexto alusivo à extinção do Fundo de Compensação do Trabalho e o destino das verbas depositadas pelos empregadores
  • Compreender o atual enquadramento legal do teletrabalho
  • Identificar a obrigatoriedade de implementação de canais de denúncia e de regulamentos de assédio

Conhecer as regras relativas à obrigatoriedade de registo de procedimentos de recrutamento

METODOLOGIAS

O curso será ministrado por meio de aulas teóricas, estudos de caso, debates, e análises práticas de legislação e jurisprudência. Serão apresentados exemplos de situações reais para contextualizar as matérias abordadas. O curso também incluirá a utilização de recursos audiovisuais e atividades de simulação de procedimentos administrativos e judiciais.

DESTINATÁRIOS

  • Quadros (juristas ou não juristas) que integrem departamentos de recursos humanos de empresas e todos aqueles que pretendam aprofundar os seus conhecimentos nesta matéria
  1. Cumprimento da legislação laboral
  2. Instrumentos de Regulamentação Coletiva
  3. Prescrição de créditos laborais
  4. Remissão abdicativa
  5. Contrato de trabalho a termo resolutivo
  6. Trabalhadores independentes com dependência económica / falsos recibos verdes
  7. O novo valor de compensação pela cessação do contrato de trabalho
  8. Dever de informação a cargo do empregador
  9. Período experimental
  10. Pluriemprego e dever de lealdade
  11. Trabalho suplementar
  12. O Fundo de Compensação do Trabalho e o Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho
  13. Teletrabalho
  14. Regulamento interno
  15. Canais de denúncia
  16. Registo de procedimentos de recrutamento
  17. Regulamento relativo ao assédio

Avaliação da Satisfação/ Reativa dos Formandos.

Para proporcionar uma experiência de aprendizagem rica e envolvente, serão utilizados diversos recursos pedagógicos, que asseguram que os participantes tenham suporte completo, tanto para a aprendizagem teórica quanto para a aplicação prática dos conceitos:

  • Slides e material visual: Para apresentação dos conceitos principais de forma clara e organizada.
  • Guias de estudo e fichas de trabalho: Materiais impressos e digitais com resumos, exercícios e perguntas de reflexão, facilitando o acompanhamento e a revisão dos conteúdos.
  • Casos práticos e estudos de caso: Documentos que ilustram cenários reais, promovendo a análise crítica e a aplicação prática.

Nuno Abranches Pinto

Partner na DCM | Littler. É Licenciado e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Exerce advocacia desde 2001 e é especialista em Direito do Trabalho desde 2014.

Leciona como professor adjunto do Departamento de Ciências Jurídicas da Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Politécnico de Leiria onde está ligado a unidades curriculares relacionadas com Direito do Trabalho (parte coletiva), Emprego Público e Direito Processual Civil. Tem trabalhos publicados na área do Direito do Trabalho e participa regularmente em conferências e formações, a convite de associações, ordens profissionais e empresas.

Informação adicional

Formador(a)

Modalidade

Formato

Organizador(es)